O yoga e suas diferentes modalidades
O que é Hatha yoga? E Raja yoga? Iyengar Yoga, Ashtanga Vinyasa yoga, Yoga clássico, Kundalini Yoga, Swasthya Yoga, Power Yoga? O que são todas essas yogas e qual a diferença entre elas? Por que há tantas linhas diferentes dentro do yoga? Qual será que é a melhor para mim??? Sim, você está perdido.... Buscou informações na web, no site das escolas ou nas redes sociais e não sabe bem por onde começar. Não se preocupe, essas são perguntas que qualquer um que pense em iniciar uma prática de yoga se depara.
O objetivo dessa artigo é o de apresentar em linhas gerais alguns dos tipos e modalidades de prática de yoga, fornecendo informações e dicas para ajudar em sua escolha. O que você busca com a sua prática? Respirar melhor, ter mais força e flexibilidade, melhorar sua postura? Ter mais vitalidade, mais energia, acalmar-se, diminuir a ansiedade? Quer emagrecer, melhorar sua consciência corporal, aliviar o stress? Pra tudo isso o yoga pode ajudar, mas seu objetivo maior é trazer um estado de presença e atenção para que possamos viver de forma consciente, enfrentando os altos e baixos da vida com sabedoria.
Independente do nome que levem, todas as práticas de yoga tem esse mesmo objetivo final. Mas então, qual a diferença entre elas? A diferença está no caminho que se toma para chegar a esse objetivo. Existem diferentes modalidades porque as pessoas não são iguais, assim há abordagens diversas para ensinarem os praticantes.
O Hatha yoga é aquele que usa o corpo como instrumento principal para desenvolver esse estado de presença e atenção. É uma prática psicofísica, em que, trabalhando o corpo, através de posturas e da respiração, atuamos sobre nossos estados mentais e emocionais.A maior parte das aulas oferecidas em escolas, academias e institutos de yoga no Ocidente são aulas de hatha yoga. Iyengar Yoga, Ashtanga Vinyasa yoga, Vinyasa Yoga, Yoga clássico, Kundalini Yoga, Swasthya Yoga, Power Yoga e muitas outras modalidades são práticas de hatha yoga. O que as diferencia basicamente são as técnicas utilizadas no trabalho com o corpo. Não é nossa intenção apresentá-las aqui em detalhes, mas apenas descrever brevemente a característica-chave de algumas delas.O Iyengar Yoga, por exemplo, é uma prática de hatha yoga que recebeu esse nome por causa do mestre indiano, B.K.S. Iyengar, que desenvolveu o método. O Iyengar Yoga prioriza alinhamento e precisão e faz uso de acessórios como blocos, cintas, almofadões para auxiliar a execução de determinadas posturas. O Ashtanga Vinyasa Yoga é um estilo bem vigoroso e fluido, que trabalha com sequências fixas de posturas e que desenvolve flexibilidade, força, capacidade aeróbica e concentração, procurando trazer ao praticante a experiência da meditação em movimento. A respiração é o coração dessa prática, da mesma forma que as aulas de Vinyasa. Nessas práticas são desenvolvidas sequências em que se movimenta o corpo a partir da respiração, interligando posturas para formar um fluxo contínuo. Já o Hatha Yoga Tradicional, se comparado ao Iyengar Yoga ou ao Ashtanga Vinyasa é uma prática mais suave, que dá mais ênfase ao relaxamento.
Muitas vezes, os espaços de
yoga simplesmente nomeiam suas aulas de hatha yoga, sem especificar uma linha
específica. Nesse caso, você pode procurar saber que linha é adotada ali. No
Padma Bhavam por exemplo, nossas aulas de hatha yoga trazem influência dos
ensinamentos do mestre indiano Krishnamacharya, a partir do forte enfoque dado
a respiração coordenada com os movimentos, e trabalhamos com aulas de Vinyasa e
Ashtanga Vinyasa Yoga. Há escolas de hatha yoga que seguem linhas de outros importantes
mestres indianos como Swami Sivananda, Swami Satchidananda , Swami
Kuvalayanada, entre outros.
E o Raja Yoga? O Raja Yoga,
ao contrário do Hatha Yoga, não tem o corpo como foco, mas a mente e
trabalha-se exclusivamente com técnicas de concentração e meditação. Já o Hatha
Yoga traz para o foco de suas práticas o corpo, que é usado como ponto de
partida para a investigação das realidades mais sutis.
A web traz diversas referências sobre o assunto e você pode assim descobrir um pouco sobre o enfoque de cada prática. Se você busca uma prática mais suave, o hatha yoga tradicional pode ser bem apropriado. Já quem quer um trabalho mais intenso com o corpo e com a respiração, se dará melhor com práticas de Iyengar, Vinyasa ou Ashtanga Vinyasa. Pode ser que você queira realizar um trabalho mais voltado para a mente e esteja interessado em práticas de meditação. Entretanto, se você respira com dificuldade e não consegue permanecer sentado e imóvel por menos de 5 minutos sem que algo no corpo comece a incomodar, talvez começar com uma prática de hatha yoga seja mais apropriado, para ir tomando consciência do corpo e da respiração.
Com base nessas diferenças, você pode direcionar melhor suas escolhas. De qualquer modo, só entenderá mesmo como é prática, praticando e aí, nada melhor do que experimentar. Não existe uma prática melhor que a outra, mas aquela que é melhor pra você. E isso vai depender de suas características pessoais, de suas expectativas e de seu momento de vida. Independente do caminho que você escolher, o importante é encontrar uma prática que você goste e que te estimule a seguir praticando.
Clique aqui para saber sobre as modalidades de prática que ensinamos.
Quer entender melhor o que é yoga?
Aqui falamos sobre o propósito da prática e seus principais benefícios.
Confira os horários e valores de nossos planos.