17 de jan. de 2016

Trataka: Técnica de Meditação e Prática para Purificação dos Olhos

O Trataka é uma técnica yóguica, que envolve a fixação ocular. Em dois dos principais tratados de Hatha Yoga, o Hatha Yoga Pradipika e o Gheranda Samhita, o Trataka é descrito como uma ação purificatória para os olhos. A técnica consiste em fixar firmemente o olhar em um objeto sem piscar até lacrimejar. As lágrimas são um mecanismo de eliminação de toxinas do organismo e o Trataka proporciona uma limpeza dos olhos, ajuda a descansar a vista, tonifica os músculos oculares, melhora a acuidade visual e contribui na prevenção e tratamento de diversos problemas de visão.

O Trataka também pode ser utilizado como uma técnica meditativa, ajudando a induzir o relaxamento e desenvolvendo o poder de concentração. Nesse caso há dois tipos de Trataka: externo (bahiranga) e interno (antaranga). O Trataka externo consiste na fixação do olhar em algum ponto sem piscar. Já o interno exige a criação de uma imagem mental. O objetivo é a alcançar a mesma clareza que quando se olha para o objeto com os olhos abertos.

O Trataka externo pode ser praticado sozinho ou em conjunto com o Trataka interno. Como muitas pessoas têm dificuldade em criar uma imagem mental, a combinação das duas práticas pode ser interessante e é recomendada para iniciantes. Apenas aqueles capazes de criar facilmente uma imagem mental de determinado objeto podem realizar isoladamente a prática de Trataka interno.

O Trataka pode ser praticado com diversos tipos de objetos, como por exemplo uma flor, o símbolo do OM, uma divindade ou a chama de uma vela. Swami Satyananda Saraswati (do Bihar Yoga School) sugere que se escolha um objeto que tenha algum significado para você ou com o qual tenha alguma afinidade. Ele também recomenda que ao se escolher um objeto, não o mude depois de já ter começado a praticar. 

A vela é um objeto normalmente indicado para iniciantes. A luminosidade da chama da vela atrai o olhar. Além disso, no caso da prática conjugada com o Trataka interno, a chama da vela deixa na retina uma impressão visual mais duradora, após o estímulo visual ter cessado. 

Para saber mais:
Trataka, a fixação ocular – Pedro Kupfer
The practice of Trataka – Swami Satyananda Saraswati