Chakras: Os 7 Principais centros de energia - Parte 2
Por
Vanessa Malagó
Nesse
artigo nos aprofundaremos um pouco mais nos chakras, detalhando cada um deles.
Para ver o artigo introdutório sobre o tema, veja: Chakras e o Caminho Espiritual.
Os principais chakras são Muladahara, Swadisthana,
Manipura, Anahata, Vishuddi, Ajna e Sahasrara.
Cada chakra representa um estágio de compreensão do mundo e de si mesmo.
Os níveis mais instintivos estão associados ao Muladahara chakra e os mais
intuitivos ao Ajna chakra. Sahasrara, apesar de incluído na lista
não é propriamente um chakra, pois ele transcende todos eles.
Mencionamos
em nosso último artigo, que cada chakra tem uma localização no corpo físico,
ainda que ele não faça parte do corpo físico e sim, do sutil. Antes de
descrevermos cada chakra e sua localização, propomos a você fazer algumas
observações. Quando você sente raiva, por
exemplo, onde é que você a sente em seu corpo? E medo? Tristeza? Perceba que
diferentes emoções trazem sensações em locais diferentes de seu corpo. Ao
investigar onde as sensações são mais intensas, você estará tendo algumas
pistas sobre a localização dos chakras.
A
concentração nos pontos de localização dos chakras é utilizada durante as
práticas de hatha yoga para despertar os chakras. Além da sua localização ao
longo da coluna são também utilizados os pontos localizados na parte da frente
do corpo, que são como um reflexo dos pontos originais.
Veja
a seguir uma descrição sobre os chakras e suas características específicas, que
representam a expressão e sentimentos de uma pessoa em cada um desses níveis:
1- Muladahara
Aqui o indivíduo está preocupado exclusivamente em obter
segurança pessoal: conseguir alimento, um lugar para morar, dinheiro, etc.
Mula
significa raiz e adhara, substrato, suporte. É o substrato básico, o centro de
suporte, a raiz fundamental da existência humana individual. É a base na qual
uma pessoa pode expressar a si mesma como um ser individual. É também o ponto
de partida nas práticas yóguicas para a transformação.
O
muladhara chakra se localiza na região do períneo, entre o ânus e a região
genital. Sua relação com o corpo denso se dá através do plexo nervoso coccígeo
e das glândulas suprarrenais, que segregam a adrenalina. O prana (energia) regido por este chakra cumpre o
papel de apana, cuja função é a eliminação, controlando o funcionamento do
aparelho excretor. A faculdade de ação a ele relacionada é a eliminação e a
faculdade sensorial associada é o olfato.
Seu
elemento é Terra, que possui como qualidades a solidez, a densidade, a
estabilidade, a resistência. Quando não há
bloqueios ou desequilíbrios nesse chakra o indíviduo sente-se psicologicamente
aterrado, seguro, estável, nutrido.
Nesse
chakra existe um nó chamado de granthi que amarra o indivíduo ao instinto
básico de sobrevivência e aos apegos em relação a prazeres físicos e objetos
materiais. Este nó precisa ser afrouxado para o amadurecimento no caminho
espiritual.
2- Swadhisthana
Esse chakra está associado à busca por prazeres pessoais,
relacionados a alimentos, bebidas, sexo, entre outros. No Muladhara chakra as
sensações de prazer são procuradas com o intuito de atender as necessidades de
segurança. No Swadhisthana chakra há uma valorização do desfrute do prazer em
si mesmo.
Swadhisthana
pode ser traduzido como “sua própria morada”. Ele representa nosso
inconsciente. Esse princípio do inconsciente presente em Swadhisthana não deve
ser considerado como um processo dormente ou inativo. Pelo contrário, trata-se
de um processo extremamente poderoso. É ali no inconsciente que estão armazenadas
todas as nossas impressões mentais, os samskaras, forças dinâmicas, que impelem
a consciência para ação.
Ontem
você pode ter tido uma experiência prazerosa ou desagradável. Essa experiência
gera uma impressão no seu inconsciente. Mais do que um vestígio passivo da
experiência, essa impressão influencia sua consciência no momento presente,
determinando seus comportamentos e reações. Os impulsos instintivos sentidos no
nível de Swadhisthana emergem das profundezas do inconsciente.
Swadhisthana
está localizado no cóccix. A parte da frente do corpo correspondente a esse
ponto é o osso púbico, na região genital.
Esse chakra se relaciona com o aspecto denso do corpo através do plexo
nervoso do sacro e das glândulas endócrinas sexuais. O prana regido por este
chakra cumpre também o papel de apana,
cuja função, no caso, é expelir o sêmen do órgão masculino e na mulher, é
impulsionar a saída da criança do útero durante o nascimento e também a função
de vyana,
controlando a circulação dos líquidos e do metabolismo. A faculdade de ação
relacionada a ele é o gozo e a reprodução e a faculdade sensorial, o paladar.
Seu
elemento é a Água, que possui como qualidades a fluidez, a suavidade e a
aderência. Esse chakra é o centro onde a
energia sexual e sensual, as paixões e desejos fluem como um grande rio.
3- Manipura
Mani
significa joia e pur, cidade, assim, a palavra manipura pode ser traduzida como
a cidade das jóias. Esse chakra é chamado dessa forma por causa da intensidade
de energia prânica existente nesse centro. Sem esse chakra nos sentiríamos sem
vida e desprovidos de vitalidade. Ele está
relacionado ao dinamismo e energia e é o centro da auto-afirmação. Nesse nível o indivíduo procura promover a si
mesmo, seus desejos, suas opiniões. Há um esforço para dominar as situações ou
outras pessoas, manipular o mundo conforme os desejos pessoais. Isso pode ser
expresso na busca por reconhecimento, riqueza, poder ou respeito.
Ele
se localiza na região lombar na altura do umbigo. Sua relação com o corpo denso
se dá através do plexo nervoso epigástrico e do pâncreas. O prana regido por
este chakra é samana, que tem por função a assimilação, controlando o sistema
digestivo. As faculdades de ação e sensoriais a ele relacionados são a
locomoção e a visão, respectivamente.
Seu elemento é o Fogo, que tem por qualidades o calor, o
brilho, a luminosidade, a transformação. No Manipura chakra esse poder transformador
do fogo representa o fogo digestivo, capaz de digerir e assimiliar não só o
alimento, mas as experiências da vida.
4- Anahata
Também
conhecido como o chakra do coração, por causa de sua localização no centro do
peito. O Anahata chakra é a sede das
emoções, está associado ao amor e é considerado a morada da alma. Nesse nível,
começa-se a aceitar e amar a todos de forma incondicional, compreendendo as
pessoas e os objetos do mundo pelo que são com seus defeitos e qualidades. Ele
é o ponto intermediário entre os níveis mundanos de existência e os
níveis espirituais.
Anahata
significa o “som não produzido”. O nome refere-se ao som do coração, que não é
produzido como resultado do impacto entre dois objetos, como acontece com a
música. É um som que surge do interior.
Sua
relação com o corpo denso se dá através do plexo cardíaco e pulmonar e do timo,
glândula responsável pelo funcionamento do sistema imunológico. O prana regido por este
chakra controla o sistema respiratório e tem por função a absorção de energia.
A faculdade de ação associada a ele é a preensão e a faculdade de percepção é o
tato.
Seu
elemento é o Ar, que tem por qualidades o sutil, a leveza, a mobilidade.
Quando não há bloqueios ou desequilíbrios nesse chakra o individuo
respira de forma ampla e livre, é compreensivo, compassivo e sente-se amado e
energizado.
Nesse
chakra se localiza o segundo granthi, associado ao apego as coisas e pessoas no
sentido emocional. Esse nó psíquico, assim, como o outro, localizado no
Muladahara chakra, representam obstáculos no caminho espiritual.
5 – Vishuddhi
Vishuddhi significa purificação. É o centro que purifica e
harmoniza todos os opostos, onde o indivíduo começa a compreender e experenciar
o mundo como um lugar de harmonia e perfeição. Esse
chakra é chamado de centro do néctar, pois nesse nível o veneno ou néctar,
todas as experiências, boas ou ruins, são vistas como parte de um todo.
O
Vishuddhi chakra está localizado na região do pescoço, na direção da garganta
(onde se encontra o pomo de Adão) e sua relação com o corpo físico se dá
através do plexo laríngeo e da tireoide, glândula que regula o metabolismo. O prana regido por este
chakra é o udana, que
governa o crescimento do corpo, a habilidade da fala e a auto-expressão. Sua
faculdade de ação é a fala e a faculdade sensorial, a audição.
Seu
elemento é o Éter ou Espaço, que representa o imensurável, aquele que não
apresenta resistência. Está associado à liberdade, à expansão. Isso se reflete diretamente nas
características desse chakra, ligado a criatividade e auto-expressão. Vishuddhi
chakra o centro da consciência, no qual o indivíduo cessa de evitar as más
experiências ou buscar boas experiências, tornando-se aberto para todas as
experiências. Nesse nível ele para de lutar com a vida e começa a fluir com a
corrente da vida.
Estando
em equilíbrio, esse chakra permite ao indivíduo se expressar com facilidade e impulsiona
sua busca pelo autoconhecimento.
6 – Ajna
A
palavra Ajna significa comando. Esse
chakra representa o mais alto centro psíquico no homem. Ele é conhecido como o terceiro olho, aquele que
olha para dentro.
Localiza-se
no meio do cérebro. Como essa é uma região difícil de ser sentida, utilizamos
nas práticas de yoga o ponto correspondente localizado na parte da frente do
corpo, na região entre as sobrancelhas.
Sua
relação com o corpo denso se dá através da glândula pineal, produtora da
melatonina, substância que regula o sono e os ritmos biológicos. Como seu nome
indica, o Ajna chakra rege todas as formas de atuação do prana e coordena todos os
meios de ação e de percepção.
Ele é centro da intuição e da sabedoria, que nos permite
ver além da mente e das palavras. É o canal através do qual podemos acessar
nosso guru interior e desenvolver
a sabedoria que vem de uma perspectiva que transcende a dualidade do bem ou mal. A meditação nesse centro desenvolve a intuição e uma
profundidade de entendimento a respeito do mundo e de si mesmo.
O
desenvolvimento de faculdades extrassensoriais está associado a este chakra. E
é aqui que o aspirante espiritual encontra mais um obstáculo em seu caminho. No
Ajna chakra encontra-se o terceiro granthi, associado ao apego aos poderes
psíquicos.
7- Sahasrara
É
conhecido como o “lótus das mil pétalas”. Ele se localiza na topo da cabeça e sua
relação com o corpo denso se dá através da glândula pituitária, muitas vezes
chamada de a glândula "mestre", uma vez que controla a secreção dos
hormônios do corpo.
Segundo
Swami Satyananda, Sahasrara
transcende todos os conceitos.Ele não é propriamente um chakra e representa a
culminação do yoga, a união da consciência pura com os planos da criação, o
discernimento supremo, onde o yogi se liberta de todo o sofrimento.
A
apresentação acima traz uma descrição geral dos chakras, mas é importante
ressaltar que somente a prática conduzirá ao real entendimento. Ainda citando
Satyananda: “Palavras e símbolos podem apenas indicar a existência dos chakras,
mas você deve experimentar os chakras e despertar o potencial da mente por você
mesmo.”
Para
saber mais, veja algumas referências bibliográficas:
Saraswati, Swami Satyananda – A Systematic Course in the Ancient Tantric Techiniques of Yoga and
Kriya, 7th ed., Bihar
School of Yoga, India, 2013
Saraswati, Swami Satyananda – Kundalini Tantra, 6th ed., Bihar School of Yoga, India,
2003
Veja também o 3o. artigo dessa série: "O despertar dos chakras e a kundalini"
Veja também o 3o. artigo dessa série: "O despertar dos chakras e a kundalini"