APROFUNDAMENTO EM YOGA E TREINAMENTO PARA PROFESSORES

 APROFUNDAMENTO EM YOGA
E TREINAMENTO PARA PROFESSORES
PADMA BHAVAM YOGA


Com Ivan Zacharauskas e Vanessa Malagó

Curso Extensivo de 2 anos: 240h
Módulo I: 120h - Agosto/2021 a Maio/2022
8 encontros aos finais de semana de forma presencial (ou online)  + aulas gravadas

SOBRE ESSE CURSO

Esse curso é uma oportunidade para você poder se dedicar a estudar e vivenciar o Yoga intensamente, recebendo orientação e suporte necessários para explorar suas práticas a partir de dentro, de suas próprias experiências e percepções, e não apenas a tentativa de reproduzir internamente ideias pré-concebidas sobre o que pensar ou sentir.

Vemos o Yoga como um disciplina essencialmente prática. Nesse sentido, seja no trabalho com corpo, respiração, mente e emoções, seja tratando de aspectos espirituais e filosóficos, nossa abordagem é fundamentalmente vivencial. Diversos temas e conceitos serão apresentados ao longo do curso, sempre com essa perspectiva de investigação e experimentação.

Nossa proposta é ajudar você a levar o aprendizado e autoconhecimento propiciados pelo estudo e práticas do Yoga para sua vida cotidiana, trazendo presença e responsabilidade sobre suas ações, seus hábitos, seus comportamentos e seus relacionamentos e, portanto, um estado de plenitude.

A tradição de Sri Krishnamacharya e seus discípulos Pattabhi Jois, T.K.V. Desikachar e A.G. Mohan, fundamentam as práticas em nosso curso. Elas se utilizam do conceito de Vinyasa Krama e de uma abordagem que considera as características individuais de cada praticante, propondo um caminho gradual e consistente de aprendizado.

 Por Vinyasa Krama ou Vinyasa Yoga entendemos a integração de corpo, mente, emoções e espírito através da respiração. ‘Nyasa’ significa “colocar” e ‘Vi’ pode ser traduzido como “de maneira especial”. Essa é a ideia-chave no conceito de Vinyasa: colocar-se de forma especial, trazendo consciência e presença na execução de cada postura, em todo e cada momento, sobre seu tapetinho ou em suas atividades diárias. A respiração, nesse sentido, é o instrumento capaz de despertar e sustentar essa consciência.

Uma introdução aos conceitos básicos de Ayurveda, ciência médica irmã do Yoga, será oferecida para permitir a identificação das características individuais de cada praticante, dos estados de equilíbrio e desequilíbrio físico, mental e emocional, e apresentar técnicas para retomar e manter o estado de equilíbrio ou plenitude, servindo como catalizador para o aprendizado e autoconhecimento. Da mesma forma, propiciando a quem estiver interessado em dar aulas de Yoga, um instrumental riquíssimo para análise e acompanhamento da evolução dos alunos ao longo do aprendizado.

 

PARA QUEM É ESSE CURSO

* Praticantes que queiram aprofundar seus conhecimentos, aprimorar sua prática pessoal e aprender sobre Ayurveda aplicada ao Yoga
* Aqueles que queiram aprender a ensinar o Yoga
* Professores que queiram ampliar  suas vivências com Pranayamas, Kriyas e Meditação e estudar a fundo a filosofia do Yoga

  

PRÉ-REQUISITOS: Ter pelo menos 2 anos de vivência como praticante regular de yoga (entre 160 a 240 horas de prática)

 

SOBRE OS PROFESSORES

Esse curso de aprofundamento é resultado de mais de 20 anos de vivências com o Yoga. Em nosso caminho, nos dedicamos ao estudo e à prática de diferentes tradições, aprendendo com os ensinamentos de Sri Krishnamacharya e seus discípulos, de Swami Kuvalayananda e também de Swami Satyananda Saraswati e seus discípulos. O aprofundamento nessas diferentes escolas de yoga ajudou a fortalecer nossa experiência como professores e nos proporciona a possibilidade de oferecer aos alunos uma perspectiva ampla de diferentes enfoques dentro do Yoga.


Ivan Zacharauskas

Tem se dedicado ao estudo do Yoga e da Ayurveda há mais de 20 anos. Ivan é graduado em Administração de Empresas pela USP, pós graduado em Yoga pela UniFMU e Terapeuta Ayurvédico, formado pela Clínica Dhanvantari, em São Paulo, onde também atuou como terapeuta.

Vivenciou diferentes tradições dentro do Yoga, tendo como professores Ana Cristina Pulcherio, José Roberto Marchezine e Marcos Rojo. Na Índia, onde permaneceu durante 4 meses, praticou yoga no Kaivalyadhama Institute, em Lonavla, e no Ashram Omkarananda, em Rishikesh

Começou seu trabalho com Yoga em 2005 no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e no Prema Yoga, onde foi professor durante 5 anos.

Desde 2010 coordena o Padma Bhavam Yoga e Meditação, em Campinas, onde dá aulas de Vinyasa Yoga, além de conduzir cursos de pranayama, meditação e outras práticas voltadas ao autoconhecimento.


Vanessa Malagó

É formada em Comunicação Social pela ESPM e tem se dedicado ao estudo e à prática do Yoga desde 1998. Pós-graduada em Yoga pela UniFMU, ensina desde 2003.

Vanessa vivenciou diferentes estilos de Hatha Yoga. Praticou Iyengar Yoga durante vários anos e aprofundou-se nessa linha com Ana Cristina Pulcherio e Sandro Bosco. Com Marcos Rojo conheceu a tradição de Kuvalayananda. O Ashtanga Vinyasa Yoga começou a praticar em 2004 e teve como professores Ana Paula Yjanne, José Roberto Marchezini, Bruno Bartulich e Fabio Sayão. Com Fabio Sayão e Leslie Kaminoff, que aprenderam com discípulos diretos de Krishnamacharya (T.K,V. Desikachar, A.G.Mohan e Srivatsa Ramaswami), se aproximou e se aprofundou nos ensinamentos dessa tradição.

Foi professora durante 7 anos no Prema Yoga, em São Paulo, além de ministrar aulas no Programa Yoga no Trabalho no hospital Albert Einstein.

É uma das coordenadoras do Padma Bhavam, onde dá aulas de Ashtanga Vinyasa Yoga e Vinyasa Yoga, além de conduzir práticas de meditação e ministrar palestras e cursos com temas relacionados ao Yoga. É autora do livro “Vivenciando o Yoga Sutra: a Prática do Yoga além do tapetinho”, 2019, Editora Blanche.


PROGRAMAÇÃO

Curso extensivo com duração de 2 anos, 240h
Início: Agosto/2021
 
Módulo I: Agosto/2021 a Maio/2022 – 120h
Módulo II: Agosto/2022 a Maio/2023 – 120h

MÓDULO I


* 8 encontros presenciais (ou online) aos finais de semana (84 horas)
Sábados: 08h00 às 17h30
Domingos: 08h00 às 12h00
* aulas gravadas (36 horas)

 Além da participação nas aulas presenciais (ou online) é importante que você se planeje para dedicar um período de cerca de 1,5h por semana para assistir às aulas gravadas e realizar as tarefas propostas. Também recomendamos que você tenha semanalmente um tempo reservado para suas práticas de kriyas, asanas, pranayamas e meditação, de forma a exercitar e vivenciar aquilo que trabalharemos em aula.



AGENDA DOS ENCONTROS PRESENCIAIS - Módulo I (2021/2022):

2021:

28 e 29 de Agosto
25 e 26 de Setembro
30 e 31 de Outubro
27 e 28 de Novembro


2022:

19 e 20 de Fevereiro
25 e 26 de Março
29 e 30 de Abril
27 e 28 de Maio


Inclusos:

- Material de apoio (apostila em arquivo digital, áudios, vídeos)
- Diagnóstico de constituição individual em Ayurveda
- Tarefas de casa, que serão avaliadas pelos professores
- Grupo para troca de experiências e discussões sobre as aulas e as tarefas
- Certificado de participação para cada módulo

Bônus:
- Participantes desse Curso de Aprofundamento terão 50% de desconto no planos regulares de aula do Padma Bhavam Yoga

 

INVESTIMENTO:

 


Nosso curso terá turmas reduzidas, com o intuito de garantir orientação e suporte de forma diferenciada e individualizada.

Para garantir sua vaga é preciso fazer antecipadamente a matrícula. O valor da taxa de matrícula será posteriormente abatido do valor total do curso parceladamente, conforme a opção de pagamento escolhida.

Para os planos parcelados, os pagamentos deverão ser efetivados nas datas previamente estipuladas, sendo a primeira em 26/Julho/2021 e as demais sempre antecedendo as datas dos encontros presenciais do mês corrente, valendo para o mês subsequente.


Política de Cancelamento

Havendo desistência antes do início ou durante o curso, não haverá devolução do valor referente à taxa de matrícula.

No caso de desistência ao longo do curso, o aluno deverá avisar com antecedência mínima de 30 dias, sendo integralmente devido o pagamento referente a esse período.

Para aqueles que tenham feito o pagamento antecipado, haverá reembolso proporcional dos meses remanescentes de curso, considerando o aviso prévio de 30 dias.

 

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES:

moradadolotus@gmail.com ou pelo whatsapp: (19) 98178-0492

Na inscrição, pediremos o preenchimento de um questionário de participação e marcaremos uma entrevista pessoal. O propósito da entrevista é esclarecer dúvidas sobre o curso, além de conhecer melhor o aluno e seus objetivos pessoais.

 

PROGRAMA COMPLETO DO CURSO

MÓDULOS I E II


- História do Yoga
- Hatha Yoga segundo a tradição de Krishnamacharya
- Conceito de Vinyasa Krama
- Filosofia do Yoga: Fundamentos do Samkhya; Estudo do Yoga Sutra em profundidade
- Introdução a textos clássicos de Hatha Yoga: Yoga Yajnavalkya, Hatha Yoga Pradipika, Gheranda Samhita
- Asana: Princípios do movimento; A respiração no Asana; Anatomia e Biomecânica; Alinhamento
- Bandhas
- Drshti
- Kriyas: Jala Neti, Kapalabhati, Agni Sara, Nauli, Trataka, Shanka Prakshalana
- Pranayama: Relação entre Prana, Mente e Respiração; Formas diferentes de se respirar; Exercícios de percepção; Anatomia e Fisiologia da Respiração; O Ciclo Respiratório (Puraka, Recaka e Kumbhaka); Regulação da Respiração; Como praticar Pranayama; Asanas como preparação para a prática; Anuloma, Pratiloma e Viloma Pranayama; Chandra Bedhana, Surya Bedhana e Nadi Sodhana Pranayama; Ujjayi Pranayama; Sitali Pranayama; Pranayama integrado à prática de Asana; Pranayama integrado à Meditação
- Anatomia e Fisiologia Sutil: Chakras, Nadis e Vayus; Marmas na Ayurveda
- Mudras
- Meditação: O processo meditativo; Atitudes básicas para a prática; Preparação para a prática; Kaya Sthairyam; Antar Mouna; Trataka; Ajapa Japa; Mantras e Yantras; Yoga Nidra
- Fundamentos da Ayurveda: Os 3 gunas; Os elementos; Os doshas; Prakrti e Vikrti: Diagnóstico de Constituição; Dinacharya: Rotina diária, Estações do Ano e Fases da Vida
- Saúde na Ayurveda e no Yoga; Paralelos entre Yoga e Ayurveda
- Yoga como terapia
- Personalização da Prática de Yoga
- O que observar e o que avaliar
- Didática de aula: Como planejar uma aula; Sequências; Ajustes; Condução; Estudos de caso; Observação e análise em grupo de práticas conduzidas pelos alunos
- Reflexões sobre o papel do professor de Yoga
- Orientações para o exercício responsável do ensino de Yoga
 
 
CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO
Presença mínima de 90% nas aulas e a entrega de 100% das tarefas propostas aos alunos para recebimento de Certificado de Participação.