YOGA E MEDITAÇÃO EM CAMPINAS

13 de jan de 2016

Maha Mrityunjaya Mantra

Assim com o Gayatri, o Maha Mrityunjaya é um dos mantras mais tradicionais da Índia. Ele está presente no Rigveda e também no Yajurveda. É um mantra para Shiva, divindade que fazer parte da trindade hinduísta, juntamente com Brahma, o Criador, e Vishnu, o Preservador. Nessa trindade Shiva representa o Destruidor ou o Transformador. O yoga, prática que produz transformação física, mental e emocional, portanto intimamente ligada à transformação, tem sua criação atribuída a ele.

Nesse mantra, Shiva é Maha Mrityunjaya, que significa o Destruidor da Morte. O mantra é também conhecido como Tryambakam, aquele dos três olhos, que simboliza Shiva e seu aspecto divino. O terceiro olho é o da onisciência, da verdade suprema, da sabedoria.
 
Enquanto o Gayatri Mantra é entoado para a busca de orientação espiritual, o Maha Mrityunjaya está associado à cura e a proteção em vários sentidos. É um mantra para sermos libertados dos sofrimentos físicos, mentais e emocionais. É entoado também durante o período de morte, desde o período anterior e após a passagem, de modo a guiar e proteger aquele que partiu. O significado espiritual mais profundo do mantra é um pedido para que Shiva nos liberte do ciclo de renascimentos, levando-nos à imortalidade, não a imortalidade do corpo, mas a união com o Divino.

Veja a letra e interpretação do mantra:


त्र्यम्बकं यजामहे सुगन्धिंम् पुष्टिवर्धनम्  
उर्वारुकमिव बन्धनान् मृत्योर्मुक्षीय मामृतात् ।।

Om tryambakam yajāmahe sugandhim puṣṭi-vardhanam ǀ
urvārukam-iva bandhanān mṛtyormukṣīya māmṛitāt ǁ

"Venero o Senhor Shiva, aquele que possui três olhos, que tem uma doce fragrância e nutre os seres humanos. Conceda-me a imortalidade, liberta-me da morte assim como o pepino maduro se desprende facilmente de seu talo." 

Confira também algumas formas como esse mantra pode ser entoado: