YOGA E MEDITAÇÃO EM CAMPINAS

26 de jan de 2012

Artigo: Mudras Terapêuticos

Mudras Terapêuticos: A Saúde em Suas Mãos
por Miriam Regina Xavier de Barros

Na prática de Hatha Yoga, os mudras são posturas que podem ser feitas com as mãos, com os olhos ou com corpo todo. Nosso estudo se concentra nos mudras feitos com as mãos, os chamados Hasta Mudras. O hasta mudra mais conhecido é o jnana mudra, no qual unimos o indicador e o polegar em ambas as mãos. Este mudra é muito usado para a meditação, pois ajuda a mente a se focalizar no momento presente, porém traz uma série de outros benefícios para a saúde física, mental e emocional do seu praticante, como veremos a seguir.


Ao longo de cerca de 10 anos de prática e ensino de mudras, temos observado vários benefícios associados ao uso de mudras durante as práticas de yoga, dentre eles, melhoria da consciência corporal, aumento do foco no momento presente, maior facilidade para realização de posturas de equilíbrio, melhoria da prática de pranayamas e maior facilidade para atingir o estado meditativo.

A prática diária de mudras traz ainda muitos outros benefícios como melhoria da saúde física em geral, aumento do bem estar, desintoxicação do organismo, mais facilidade para o controle do peso corporal, mais facilidade para lidar com as emoções, melhor concentração, maior clareza mental e aumento da intuição.

O significado em sânscrito da palavra mudra é “selo”, pois os mudras refletem a energia emitida pelas extremidades do corpo de volta para seu interior, ou seja, selam a energia dentro do corpo. Com isso, o mudras favorecem o estabelecimento de fluxos de energia, o que faz com que o organismo funcione de forma mais integrada e equilibrada.

Assim, por exemplo, no jnana mudra, ou mudra do conhecimento, a união do indicador e do polegar ativa o cérebro, melhorando a capacidade de memorização. Além disso, este mudra equilibra o sistema nervoso, combatendo depressão, reumatismo e paralisia.

No Apana mudra, ou mudra da eliminação, o polegar toca simultaneamente o anular e médio, contribuindo para eliminar as toxinas do corpo e os resíduos provenientes do metabolismo. Este mudra limpa e purifica o organismo.  Além disso, ajuda a desenvolver paciência e serenidade.

Estes são apenas dois de várias dezenas de mudras que podem favorecer tanto a prática de yoga quanto a saúde do praticante, combatendo e prevenindo enfermidades.

A prática de mudras é muito simples, pode ser feita por qualquer pessoa e não tem custo nenhum. Não tem contra indicações e nem efeitos colaterais. Os únicos cuidados são evitar praticar após as refeições e não exceder 45 minutos por dia para cada mudra.