8 de jul. de 2014

Mantra para Patanjali



Patanjali é conhecido como o autor dos Yoga Sutra, a mais antiga exposição sistemática sobre o yoga.  Todas as formas de yoga que se praticam hoje em dia têm os Yoga Sutra como referência.Também é atribuído a Patanjali a autoria de diversos textos sobre Ayurveda - a medicina tradicional indiana- e o Mahábháshya - o Grande Comentário da gramática sânscrita de Pánini-, em uso ainda hoje.

Acredita-se que ele tenha vivido entre os séculos IV a.C e IV d.C, mas existem muitas dúvidas em relação à vida e obra de Patanjali e isso se deve em grande parte ao costume que os autores daquela época tinham de atribuir a autoria dos seus próprios trabalhos a outros escritores já consagrados, para homenageá-los ou para dar relevância à própria obra.

Patanjali é também uma figura mítica e tido como a encarnação de Ádishesha ou Ananta, o deus serpente sob o qual repousa Vishnu. Assim, ele é representado com forma de nága, um ser metade homem, metade serpente, com quatro braços. Suas mãos seguram os atributos de Vishnu - a concha e o disco - e fazem um gesto de oferenda, abençoando aqueles que se aproximam procurando a verdade do Yoga.

Veja  o Mantra em homenagem a Patanjali e sua interpretação:



Inclinemo-nos ante o mais nobre dos sábios, Patanjali,
que nos deu o yoga para a serenidade da mente e pureza da consciência,
que nos deu a gramática para a clareza e pureza da fala
e a medicina para a perfeição e pureza do corpo
fiquemos ao lado de quem nos deu tudo isso
inclinemo-nos ante ao Mestre Patanjali
cuja parte superior do corpo tem a forma humana
cujas mãos carregam uma concha e um disco
e que é coroado por uma serpente de mil cabeças
eu saúdo a encarnação de
Ádishesha

Acesse também os links abaixo para escutar diferentes entoações do mantra: